quarta-feira, 23 de agosto de 2006

Disco Ibiza, Locomia :)

Tem coisas que só o Silvio Santos faz pela gente!!!

por Carolina Meyer

Houve uma época, perdida lá atrás, no período mesozóico de nossa História, em que um único homem, um semideus, reinava absoluto na vanguarda das “podreras” televisivas. À frente da ainda denominada TVS, Silvio Santos se esforçava por revelar, a cada domingo, uma nova “atração musical”, capaz de nos fazer divagar quanto à real “profundidade do fundo do poço”. E os finais de semana eram sinais claros de que avançávamos na direção do centro da Terra, graças ao senhor Abravanel.

Somente aqueles suficientemente jurássicos sabem do que estou falando. Por isso, se você nasceu depois de 1980, nem comece a ler esse texto: ele será demasiado complexo para sua compreensão.

Num desses domingos imortalizados no tempo, eis que o mestre Silvio Santos nos apresenta um grupo formado por quatro rapazes hablando espanhol. Não, não eram os Menudos: estávamos em 1991 e a Tectônica de Placas já estava a todo vapor. Falo de um loiro e três morenos (um deles, de longos cabelos frisados), sapatos Peter Pan e gigantescos leques brancos. Some-se a isso roupas extravagantes, ombreiras enormes, muita purpurina, lantejoula e lápis nos olhos. Queridos amigos das cavernas, era o LOCOMIA!!!

O grupo, formado em meados de 1984, fez um puta sucesso. Meteórico, mas fez. E era “propriedade do SBT”, quer dizer, da TVS: só aparecia nos programas do Gugu ou do próprio Silvio. O grande – e único – hit era a música Loco Mia (santa originalidade!), que lhes exigia extrema coordenação e destreza da hora de sincronizar os movimentos dos leques gigantes.

Para quem não se lembra da letra, hora de refrescar a memória:

Disco Ibiza, Loco Mía
Moda Ibiza, Loco Mía
Loco Ibiza, Loco Mía
Sexo Ibiza, Loco Mía
Mar Ibiza, Loco Mía
Sol Ibiza, Loco Mía
Marcha Ibiza, Loco Mía
Crazy Ibiza, Loco Mía


Ah, e o refrão era o clássico “Loooo-coooooo... mía”!

Teias de aranha à parte, o site Rabisco foi desenterrar um pouco da história do grupo para saber em que museu eles haviam sido mumificados. E qual não é a surpresa quando descobriram que o Locomia ainda existe? O “Locomia New Generation” gravou o disco Corazón, no México, em 2002 e, ao que parece, ainda está fazendo o maior sucesso. Aliás, para quem não sabe, o grupo (original) de ombreiras e sapato Peter Pan estourou na Europa com o disco Taiyo (e o hit Loco Mia) que, juntamente com Loco Vox, o segundo álbum, vendeu quase 3 milhões de cópias em menos de 2 anos. Conquistaram, inclusive, o exigente público japonês. E pensar que tudo isso surgiu a partir de uma viagem de Barcelona a Ibiza, em que os integrantes do futuro grupo musical planejavam simplesmente desenvolver uma nova linha de sapatos...

Por aqui, o sucesso terminou depressa. Até porque os rapazes usavam roupas demais para o padrão da emissora que desenvolveu o complexo conceito da “banheira do Gugu”. (rsrsrsrs)

A Humanidade percorreu um longo caminho rumo à decadência, até que se chegasse aos reality shows tal como os conhecemos hoje. Caminho de pedras seguido com afinco pelo “patrão” e imitado, hoje em dia, por todas as emissoras da TV aberta, sedentas pelo seu quinhão no avacalhamento de nossa cultura e no menosprezo de nossa inteligência. O Locomia deve ser visto assim: como um buraco no espaço-tempo de nossa infância, em que a podridão era importada, não necessariamente produzida por nós mesmos. E viva os anos 80!

2 comentários:

Anônimo disse...

Ai que medo da roupa desses homens.... que pavor!!!

Anônimo disse...

oiiiii Tudo bem com vc?!! não sabia q vc tinha blog!!...eu lembrooooo deles!!heheeh!! nossa faz tempo hein?!!...Lembro desses leques...os caras faziam marabalismo!...os efeitos eram belissimos!!!..tb tenho site..da uma espiadinhaaa!! bjooos!