sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Paêbirú, o disco mais caro do Brasil

(Artigo: http://www.blogcronicas.com/)

Foi em 1974 que ocorreu a mais psicodélica incursão da música brasileira: o LP Paêbirú: Caminho da Montanha do Sol, gravado por Lula Côrtes e Zé Ramalho nos estúdios Rozemblit.
A equipe de reportagem da Rolling Stone foi atrás deste “tesouro perdido” e contou, na edição de setembro de 2008, um dos mitos da história fonográfica brasileira.

Irônico é que o LP original de Paêbirú também tenha se convertido em achado arqueológico, 33 anos depois de seu lançamento e naufrágio na enchente que submergiu Recife, em 1975. Sua prensagem foi única: 1.300 cópias. Mil delas, literalmente, foram por água abaixo. A calamidade levou junto a fita máster do disco. Milagrosamente, salvaram-se 300 exemplares. Bem conservado, o vinil original de Paêbirú está atualmente avaliado em mais de R$ 4 mil. É o álbum mais caro da música brasileira. Em parâmetros monetários, desbanca, inclusive, o LP Louco por Você, de Roberto Carlos - avaliado na metade do preço.

A expedição no rastro dos mistérios e fábulas do disco se iniciou em Olinda, conforme conta o artista plástico Raul Córdula à Rolling Stone. Ele foi o guia da expedição de seus conterrâneos paraibanos e os levou ao município de Ingá do Bacamarte, localidade conhecida antigamente como Vila do Imperador. Acampados na caatinga sertaneja, de frente à Pedra do Ingá, Ramalho e Côrtes decidiram produzir um álbum conceitual. “As gravações na Pedra foram feitas com raio laser, simulamos com onomatopéias, ‘aves do céu’, ‘pássaros em vôo’ e adicionamos o berimbau, além do tricórdio”, conta Côrtes. A gama de instrumentos utilizados está descrita na ficha técnica do encarte. Efeitos de estúdio, nem pensar: “Só havia as pessoas, as vozes e instrumentos. Certos efeitos, como o rasgar da folha de um coqueiro, por exemplo, muitos pensaram serem eletrônicos”, observa.

Vale conferir.


Lula Côrtes e Zé Ramalho - Paêbirú, Caminho da Montanha do Sol

1. Terra - Trilha de Sumé
2. Terra - Culto à Terra
3. Terra - Bailado das Muscarias
4. Ar - Harpa dos Ares
5. Ar - Não Existe Molhado Igual ao Pranto
6. Ar - Omm
7. Fogo - Raga dos Raios
8. Fogo - Nas Paredes da Pedra Encantada
9. Fogo - Marácas de Fogo
10. Água - Louvação a Iemanjá
11. Água - Regato da Montanha
12. Água - Beira Mar
13. Água - Pedra Templo Animal
14. Água - Trilha de Sumé

Um comentário:

Leonardo Chaves disse...

Eu gosto de música estrangeira, das bandas inglesas dos anos 70, vou admitir,acho se esse disco, ou algo parecido,tivesse sido gravado por alguma dessas bandas, (guardadas as devidas proporções) como aquele do Pink Floyd em Pompeia,tinha gente por aí pagando pau, escrevendo resenhas, teriam sido feitas várias tiragens e vendidos milhares de cópias. Mas como foi coisa da gente aqui, desses dois "malucos": o Zé Ramalho e o saudoso Lula Côrtes, é esquisito, é obscuro, desconhecido...ninguém até hoje deu o devido valor a esta obra prima da música nacional. E olhe que não é só esse disco não. Tem várias obras que são tratadas da mesma forma.