sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Prêmio de Excelência Acadêmica da USP: não foi dessa vez...


Na noite de quinta-feira, estava eu debruçada sobre o computador, cansada, inchada e descabelada (detalhe: trabalhando em casa, dando os toques finais em uma ata de reunião da FAU), quando recebo a seguinte mensagem da amada e idolatrada Reitoria da USP (salve, salve):

Parecer da Comissão Gestora do Prêmio Excelencia Acadêmica Institucional USP

"Ao fim da Reunião realizada em 9 de dezembro de 2010, e com base nos indicadores constantes do Art. 3º da Resolução Nº 5483 de 6 de novembro de 2008, a Comissão se manifesta desfavoravelmente à concessão do Prêmio no ano de 2010.

Justificativas:

Quanto ao critério relativo ao inciso I do Artº 3º- Avaliação CAPES:
A comissão reconhece que houve uma melhora no período trienal que, entretanto, não se refere exclusivamente ao ano de 2009.

Quanto ao posicionamento da USP nos Rankings Internacionais constantes do inciso II do Artº 3º da Resolução 5483/2008:
- A posição da USP no ranking Webometrics desceu da posição nº 38 no segundo semestre de 2009 para a posição nº 122 no segundo semestre de 2010;
- A posição da USP no ranking elaborado pela Institute of Higher Education Shangai Jiao Tong University, que era nº 115 em 2009, passou em 2010 para nº 143;
- No ranking HEAEACT – Higher Educcation Evaluation and Accreditation Council of Taiwan, a USP passou da posição nº 78 em 2009 para a posição nº 74 em 2010;
- A posição da USP no ranking da Times Higher Education Supplement, que era nº 207 em 2009, passou a ser nº 232 em 2010.

A constatação é a de que estes indicadores não permitem considerar evolução positiva."

Agora, eu me pergunto: de quem é a culpa por essa vergonha?

A USP está cada dia mais fuleira, se afastando cada vez mais do ideal de referência que era no passado.
De quem é a culpa? Dos alunos, que estão a cada ano se tornando mais infantis e só pensam em festas e balada? Dos professores, que estão cada dia mais cansados com toda essa situação e vão empurrando os cursos com a barriga? Dos funcionários, que se esquecem todos os dias que estão lá para ajudar e servir?

Eu fico chateada todos os dias. Tem tanta coisa acontecendo, tantos problemas para resolver, mas sinto que 90% dos colegas estão na USP todos os dias apenas marcando presença, panguando, indo pra Universidade a passeio, sem saber de nada que acontece à nossa volta.

Fico triste porque é por essas e por outras que não receberei o Prêmio este ano, apesar de todo o meu empenho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Fiquei com as impressões de que esse "prêmio" é cedido por alguma instituição internacional responsável pelo ranking e pela premiação, de que esse dinheiro entrou para os cofres da usp e de que não foi repassado aos funcionários meramente pela vontade e birra de uma única pessoa apoiada por meia dúzia de testas de ferro. Será? Preciso ler mais a respeito.

Luciene disse...

Sei não... está tudo tão incerto e nebuloso aqui, que eu nem tento mais especular o que aconteceu com o raio do dinheiro.
O negócio é continuar vindo trabalhar todos os dias (mesmo doente, sem direito a licença médica e com as minhas férias de 2011 cortadas), fazer meu serviço com a qualidade e seriedade de costume, e ir embora!! E o que vier fora disso é lucro. Beijos!!