Pensamentos, música, poesia, download, literatura, desabafos, confidências, amizade, ressaca, saudade e pisadas na jaca. :)
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Engodo
Considerações sobre o curso de Letras da USP, em complemento ao texto do programa "Universidade e as Profissões".
(as partes grifadas são comentários meus. Texto original no site da PRCeu: http://www.usp.br/prc/uniprof/abreprof.php?link=75).
O curso de Letras caracteriza-se por estabelecer uma reflexão crítica (ah, tá) voltada para os fenômenos da linguagem em todas as suas manifestações. O mais engraçado é que não tive disciplinas sobre a linguagem LIBRAS, que também é uma manifestação de fenômeno da linguagem.
O graduado em Letras poderá, além de dedicar-se à docência no ensino de nível fundamental e médio (obs.: após ficar com a bunda quadrada nas aulas da Educação, ouvir histórias sobre a escola ideal, e depois se sentir zoado durante o estágio), à docência no ensino superior (facinho!! pelo menos dez anos depois de terminar a pós, e se tiver vaga no mercado) e às atividades de pesquisa, vir a desempenhar outras funções na sociedade, como editoração, produção de textos, crítica literária, tradução e demais profissões (*) que exigem conhecimento de línguas, prática em trabalhar com textos e conhecimento de culturas estrangeiras.
(*) Boas alternativas de "demais profissões": peão de escritório, pau-mandado de um alguém que estudou menos e ganha mais que você, tradutor de bico, fazedor de TCCs e de teses dos outros, redator de atas e ofícios, atendente bilíngüe de hotel e de companhia aérea. Recomenda-se pendurar o diploma na parede e casar-se imediatamente com um homem rico!!
O curso inicia-se com um ano básico inútil, introdutório, destinado a fornecer elementos importantissississímos para a compreensão do funcionamento da linguagem humana e subsídios para as disciplinas que serão cursadas posteriormente. Ou seja: o que você viu no ciclo básico, vai ser ensinado tudo de novo.
No fim do ano básico, o aluno, de acordo com critérios pré-estabelecidos (hummmmm... aí tem coisa), fará a opção (ah é?? pode optar?) pela área em que deseja habilitar-se. Poderá optar por uma habilitação simples, numa das seguintes especialidades: Português, Alemão, Árabe, Armênio, Chinês, Espanhol, Francês, Grego, Hebraico, Inglês, Italiano, Japonês, Latim, Russo ou Lingüística. Em todos os casos, os estudos de uma língua visam não apenas ao seu aprendizado como também ao seu não-aprendizado, mas também refletir ao estudo da(s) correspondente(s) literatura(s). Bem como ao estudo literário sob o ponto de vista dos professores, que escolhem os autores que lhes dão na telha e deixam de lado alguns cânones da literatura. O aluno poderá optar também por uma habilitação dupla, em Português e uma Língua e Literatura Estrangeira das acima mencionadas (não façam isso!! é loucura!!), ou em Português e Lingüística. A habilitação em Português é possibilitada e garantida a todos que desejarem fazê-la (pelo menos isso).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário